Informação sobre sífilis, causas, sintomas e tratamento da sífilis, abordando a sífilis primária, secundária, terciária e sífilis congênita.


Sífilis Congênita

Sífilis Congênita é uma doença infecciosa multissistêmica causada pelo Treponema pallidum e transmitida pela mãe para o feto através da placenta.
O risco de infecção transplacentária do feto (60-80%) está relacionado ao estágio de infecção da mãe e ao estágio da gravidez quando já estava infectada; sífilis precoce ou secundária não tratada é quase que invariavelmente transmitida, enquanto a freqüência é muito menor para os estágios latente e terciário.
Mães com sífilis tardia não tratada, podem dar à luz crianças saudáveis entre outros 2 que apresentem sífilis congênita.
A sífilis congênita é prevenível e só ocorre em mulheres grávidas não tratadas.
Se forem realizados testes sorológicos de rotina no pré-natal para sífilis em todas as mulheres grávidas, retestar todas as mulheres que adquirirem outras doenças sexualmente transmissíveis na gestação e tratar adequadamente as infectadas, a incidência de sífilis congênita pode se intensamente reduzida.