Informação sobre sífilis, causas, sintomas e tratamento da sífilis, abordando a sífilis primária, secundária, terciária e sífilis congênita.


Sintomas da sífilis

Os sintomas dependem da fase da doença. Na primeira fase, após mais ou menos 10 dias da contaminação, podendo levar até 3 meses, aparece uma ferida, chamada de cancro duro, nos órgãos genitais ou boca.
Ela não dói, não coça, nem arde, podendo passar despercebida. Em quase 1 mês, ela desaparece sozinha, mas não significa que está curado, e sim que a doença passou para o sangue.
Outra fase é a sífilis secundaria, que aparece com manchas vermelhas pelo corpo, principalmente nas palmas das mãos e dos pés, pode estar junto com queda do cabelo, outras manchas sobre o corpo (placas), emagrecimento, mal estar, dores de cabeça, etc.
Esses sintomas aparecem de 1 a 6 meses depois. E após esta fase pode-se ficar anos sem sintoma algum. É a fase que chamamos de sífilis latente, ou progredir para sífilis terciária, em até 1 ano após a contaminação. Esta fase é a mais grave e pode apresentar alterações no coração, vasos, cérebro e ossos; pode levar a doenças graves que levam a sérias complicações, incluindo a morte.
O importante é lembrar que mesmo que não tenhamos nenhum sintoma, se temos a doença podemos transmitir para nosso parceiro, ou filho, no caso da gestante e devemos, assim, nos tratar, mesmo que anos depois...