Informação sobre sífilis, causas, sintomas e tratamento da sífilis, abordando a sífilis primária, secundária, terciária e sífilis congênita.


Conhecer a sífilis congênita

A sífilis congênita é dividida em precoce (primeiros dois anos de vida) e tardia (torna-se evidente mais tarde ao longo da vida).
Prevenção da sífilis congênita é viável. Os programas devem implementar estratégias eficazes de triagem para sífilis em mulheres grávidas. Triagem para sífilis devem ser realizadas na primeira visita pré-natal. Alguns programas encontram beneficio na repetição dos testes com 28 semanas de gravidez, e no momento do parto, em populações com alta incidência de sífilis congênita.
A sífilis congênita pode ocorrer se a gestante tiver sífilis, mas o risco é mínimo, se ela for medicada com penicilina durante a gravidez. Todos os filhos de mães soropositivas devem ser examinados no nascimento e em intervalos mensais durante três meses até que seja confirmado através de testes sorológicos que permanecem negativos. Qualquer anticorpo transmitido pela mãe para o bebê geralmente desaparece dentro de três meses após o nascimento. Quando disponível, a sorologia IgM podem auxiliar no diagnóstico. Todos os recém-nascidos de mães seropositivas devem ser tratados com uma dose única intramuscular de benzilpenicilina benzatina, de 50 000 UI/kg, tanto nos casos de mães que foram tratadas durante a gravidez, como no caso de mães que não foram tratadas durante a gravidez (com ou sem penicilina). A hospitalização é recomendada para todos os bebês sintomáticos nascidos de mães soropositivas.
Lactentes sintomáticos e assintomáticos com soro e fluido cerebrospinal anormal (até dois anos de idade) devem ser tratados de igual modo como a sífilis congénita inicial.
Sífilis congênita precoce geralmente responde bem (clínica e sorologicamente) a doses adequadas de penicilina. A recuperação pode ser lenta em crianças gravemente doentes com envolvimento extenso da pele, mucosas, ossos ou envolvimento visceral. Aqueles que estão com pobre condição nutricional podem sucumbir a infeções concomitantes, como a pneumonia.